Comprar imóvel ou investir?

Vantagens de investimento em Fundos Imobiliários

 

Para aqueles investidores que buscam rentabilidade e segurança sempre vem a mente a seguinte pergunta: compro um imóvel ou invisto em fundos imobiliários?

Na maioria das vezes, o mais lucrativo e prático será o investimento em fundos, devido sua facilidade.

A compra de imóvel físico requer o devido conhecimento no setor, tempo, saber lidar com a burocracia, impostos, taxas, cartórios, e uma infinidade de percalços. Claro que devemos levar em conta a questão, que o brasileiro adora, do possuir, de poder ver o tangível na sua frente, do físico.

Outro ponto a ponderar são os custos de manutenção da propriedade e impostos recorrentes como IPTU, que costumam onerar o bem. Além disso, deve-se ponderar a demora na locação do imóvel, que resultaria em estagnação, bem como a possível demora para se encontrar um possível comprador.

Vale salientar ainda que para comprar para investir, você deve possuir o valor integral do bem, afinal, não adianta querer investir em imóveis onde o financiamento custa mais que o dobro da sua rentabilidade com aluguéis em juros pelo empréstimo.

Então…

Não estou dizendo que não é um bom negócio, apenas lembrando alguns dos prós e contras deste investimento. Apenas lembrando que existem riscos inerentes deste modelo de investimento.

Os Fundo de Investimento Imobiliário, que são conhecidos como FII, nada mais é que um coletivo de pessoas com os mesmos objetivos em comum que é o de investir em ativos imobiliários.

São investimentos realizados na Bolsa de Valores no qual os investidores compram cotas, ou seja, frações destes investimentos, pode-se comprar 1 ou várias, centenas e até mesmo milhares destas cotas.

No ato da compra já temos a informação dos rendimentos pagos mensalmente, além do valor aportado nas cotas sofrer valorização constante pelo mercado. Nesta modalidade, o importante é estudar o Fundo, ver seus ativos e passivos, taxas de administração, carteira investida, entre outras tópicos.

O dinheiro que todos investiram no Fundo, em forma de cotas, é administrado por um gestor, que é o responsável por encontrar e realizar os investimentos mais interessantes e garantir uma boa rentabilidade para o fundo.

Existem diversos tipos de fundos imobiliários no mercado onde cada um tem sua estrutura, suas estratégias e carteiras de ativos diferentes.

– Existem três grandes tipos de fundos:

  1. Fundos de tijolo

Neste caso, ele tem sua base de investimentos em estruturas físicas, é focado em empreendimentos físicos. Os FIIs de tijolo focam em investir na aquisição, construção ou aluguéis de imóveis comerciais, como: Shopping Centers, Faculdades, Prédios comerciais, Agências bancárias, Centros de distribuição, Galpões e armazéns, em especial de logística e até mesmo em Hospitais.

O objetivo de um Fundo de tijolo é encontrar pessoas ou empresas interessadas em utilizar os imóveis adquiridos. Em troca, o FII recebe uma renda mensal de aluguel para ser distribuída a seus cotistas.

  1. Fundos de papel

Um FII de papel tem como estratégia investir em títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário, como LCI, CRI (títulos de recebíveis imobiliários), cotas de outros Fundos Imobiliários, entre vários outros. O lucro do Fundo vem dos juros e dividendos pagos por esses títulos, ou da venda deles.

  1. Fundos de Fundos (FOFs)

Os Fundos de Fundos, que são chamados de FOFs, são os que investem em cotas de outros FIIs, sejam eles de papel, tijolo ou em outros FOFs. Então, constituem uma boa forma de diversificação nesse mercado, uma vez que você tem acesso a vários FIIs com um único investimento.

Com ganhar dinheiro com Fundos Imobiliários (FIIs)?

1º Valorização das cotas

O preço unitário da cota de um FII quase sempre se valorizar com o tempo, assim pode aumentar seu patrimônio pela variação natural do mercado. Com isso, fazendo um bom acompanhamento, as pessoas que investem podem lucrar vendendo suas cotas por um preço superior ao comprado.

2º Distribuição dos lucros do Fundo

Depois de apurado o lucro líquido que o fundo teve, os FIIs são obrigados a distribuir pelo menos 95% desse rendimento a seus cotistas, de forma proporcional à quantidade de cotas de cada um. Por se tratar de um investimento imobiliário, todo FII tem uma renda mensal, advinda principalmente do aluguel de seus imóveis.

Qual o melhor rendimento? FIIs ou imóveis

No caso de compra de um imóvel, precisa-se ter muito tempo para encontrar as melhores oportunidades, além de um alto investimento necessário.

E se você não possui um bom valor disponível para comprar um imóvel, será preciso se comprometer com um financiamento, pagando juros, por muitos meses.

Mais do que ser muito mais simples de investir e ainda permitir ganhar dinheiro com resultados melhores que a renda fixa, os Fundos Imobiliários também apresentam outros benefícios. Especialmente quando comparados à compra de um imóvel.

Desta forma, vamos destacar os prós de comprar um imóvel, como: boa taxa de retorno, possível valorização, mas é importante se analisar os contras, como: altas despesas de manutenção, manutenção; tributação os fendimentos e a baixa liquidez.

Por outro lado, ao analisar as principais vantagens de investir em FIIs, destacamos: bem menos burocrático do que comprar um imóvel, sem preocupações com inquilinos, depreciação e reformas, cotas com preços mais acessíveis do que um imóvel, investir em grandes empreendimentos, ter um gestor focado na performance positiva do fundo, rendimentos isentos de Imposto de Renda, receber dividendos mensalmente, possibilidade de reinvestir os dividendos em novas cotas.

Comprar imóvel ou investir em fundo imobiliário nos FIIs é uma questão simples depois que se analisar as vantagens e desvantagens de cada um.

Na opinião deste artigo, a resposta é que os FIIs são muito mais vantajosos, ainda mais se você é um pequeno investidor, pois comprar um imóvel costuma ser bem mais caro, enquanto você pode começar a aplicar em FIIs com pouco dinheiro.

 

Deixe um comentário