Títulos de capitalização

Títulos de capitalização

Os títulos de capitalização surgiram como uma modalidade securitária típica do primeiro sistema de previdência aplicada no Brasil. Eles não garantiam o retorno atuarial do valor depositado compulsoriamente, as chamadas quotas previdenciárias, pelos segurados. Este sistema ficou conhecido como regime de capitalização previdenciária.

 Como funcionam

Os títulos de capitalização são produtos financeiros que combinam a formação de poupança com a possibilidade de participação em sorteios de prêmios. Eles são oferecidos principalmente por instituições bancárias e se caracterizam por períodos contratados onde o cliente faz aportes financeiros regularmente.

A premissa geral de grande parte dos títulos de capitalização disponíveis no mercado é pagar um valor mensal, concorrer a prêmios e, no final, pegar o dinheiro de volta com correção. No entanto, o que parece uma boa opção pode não ser algo realmente vantajoso para os clientes.

Modalidades de pagamento

Existem algumas modalidades de pagamento. Os títulos de capitalização podem ser adquiridos à vista, com pagamento único, ou a prazo, com pagamentos periódicos, mensais ou não. Em troca, o título pode oferecer sorteios, como prêmios em dinheiro, durante um prazo determinado.

Ao final do prazo do título, o cliente pode resgatar o dinheiro que guardou com alguma correção. É importante saber que o título de capitalização é um título legal, no qual a SUSEP, sigla para Superintendência de Seguros Privados, é quem aprova as entidades que podem emitir títulos de capitalização.

No entanto, é importante destacar que o rendimento do título de capitalização varia conforme o acordado na hora da compra. Muitos títulos têm, até mesmo, seu rendimento próximo a zero. Ou seja, ao final do prazo de validade, você receberá um valor muito próximo ao que pagou.

Além disso, é importante entender que a capitalização não é um tipo de investimento, mas sim uma aplicação de caráter lotérico. Afinal, a capitalização conta com uma premiação, baseada em sorte e números, assim como um jogo.

Portanto, embora os títulos de capitalização possam parecer atraentes à primeira vista, é importante considerar cuidadosamente suas características e limitações antes de decidir investir. Eles podem ser úteis para algumas pessoas que desejam economizar dinheiro de uma maneira disciplinada, mas não são a melhor opção para aqueles que buscam um retorno significativo sobre seu investimento.

Os prós e contras

Os títulos de capitalização possuem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de optar por essa modalidade de investimento. Aqui estão algumas das principais:

Vantagens

Investimento automático: Normalmente, a aplicação em capitalização é indicada para pessoas com pouca ou nenhuma disciplina financeira. Ao aderir a um título, o titular passa a ter o valor mensalmente debitado de sua conta corrente.

Prêmios: O maior atrativo dos títulos de capitalização são os prêmios envolvidos. No entanto, apenas um grupo restrito de pessoas é agraciado.

Desvantagens

Baixo rendimento: Os títulos de capitalização são desvantajosos em relação à rentabilidade de outros investimentos, inclusive em relação à poupança. Geralmente, o valor do saque ao final do plano é pouco ou nada maior que a soma de todos os pagamentos feitos ao longo do tempo.

Falta de liquidez: A maioria dos contratos estipula prazo de carência para resgate e parte do valor capitalizado fica com o banco no caso de resgate anterior ao prazo estipulado no contrato.

Chances reduzidas de ser premiado: Apesar dos prêmios serem um atrativo, as chances de ser premiado são reduzidas.

Perda do poder de compra do dinheiro e taxas aplicadas: Considerando fatores como a perda do poder de compra do dinheiro e as taxas aplicadas, muitos consideram que o título de capitalização só tem desvantagens.

É importante considerar seu perfil e objetivos financeiros antes de optar por essa modalidade de investimento.

Este é um texto meramente informativo, não é uma recomendação de investimento.

 

Deixe um comentário